segunda-feira, 21 de março de 2011

Assistência Espiritual de Domingo


Dando continuidade ao projeto de levar informação sobre todos os trabalhos de nossa Casa Espírita a todos os trabalhadores, vamos conhecer hoje um pouco mais sobre a Assistência Espiritual de Domingo.

A atual dirigente deste Dia de Trabalho é a nossa amiga Blanca, que define a assistência espiritual como “...um trabalho para acolher e orientar as pessoas que chegam com aflições ou problemas, oferecendo conforto mediante a uma nova perspectiva de vida, de acordo com os ensinamentos de Jesus.”

Ela nos lembra também que a grande maioria das pessoas chegam pela dor, e uma minoria pela necessidade de conhecer ou pela curiosidade. Daí a importância de estarmos preparados para acolher corações aflitos e dar suporte para o seu reequilíbrio, através do amparo fraternal e do esclarecimento. “O passe age como coadjuvante nesse processo, pois auxilia no desbloqueio das energias, facilitando para que a pessoa retome o próprio equilíbrio”, diz Blanca.

Hoje, a equipe da assistência espiritual de domingo é composta por 20 trabalhadores voluntários. São eles: Ana Maria Gomes, Alberto, Amarilis, Antonio Carlos, Beth, Blanca, Carol, Cecília, Cibelle, Claudia Guassu, Cleide, Dominique, Elaine, Getúlio, Jorge, Leco, Renata, Valéria, Vinícius e Yanco.

Com o objetivo de promover a integração e a participação dos trabalhadores, nos domingos são desenvolvidas algumas atividades após a conclusão da assistência:
· 1ª semana - Estudo do Livro "Unidos pelo Amor" (Ermance Dufaux) - trata das relações dentro do centro espírita;
· 2ª semana - Oficina dos Sentimentos ou Vida Plena (alternando);
· 3ª semana - Aprimoramento do trabalho (coordenado por Elaine) - identificação de falhas, dúvidas e ocorrências, e reflexões sobre como melhorar a atuação na assistência;
· 4ª semana - Confraternização dos Aniversariantes do Mês.

Em nome da equipe do domingo, Blanca deixa como mensagem: "É fundamental todo mundo despertar para a importância de um trabalho como esse - qualquer tarefa dentro da casa espírita - pois elas são um "Laboratório de Relacionamento Humano", onde podemos exercitar a fraternidade, a autossuperação, abrir mão de algumas coisas, não julgar, tolerância em benefício de um objetivo maior... Não importa o que se faz, pois todas as funções são importantes, e seria mesmo interessante que todos os trabalhadores passassem por todas as funções". Ela ainda informou que está treinando algumas pessoas para também atuarem como dirigentes das câmaras, pois é importante que o trabalho não fique concentrado em apenas uma ou duas pessoas. Outra idéia interessante é que também estão em treinamento pessoas para assumirem a tarefa de dirigentes do dia e do trabalho como um todo, para que haja uma natural substituição ao final de um período. No domingo, foi estabelecido um prazo de dois anos para que isso ocorra.

A voluntária Elaine complementa: "É importante a capacitação de pessoas para exercer novas funções. Ser "dirigente" é uma excelente oportunidade para trabalhar o orgulho, em função da exposição, e exercitar a humildade. Infelizmente não há um curso para dirigente de Câmara, então temos que fazer o estágio dentro do trabalho."

Ela também nos informou que a Sessão Doutrinária está suspensa há aproximadamente seis meses, por falta de participantes, mas que estão estudando uma forma de retomar essa atividade, que também é tão importante.

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Quantos sorrisos nessas fotos; que equipe "pra cima", dinâmica e cheia de vida como é essa fantástica Doutrina, que nos remete ao melhor da vida através do nosso melhor!
    Meu objetivo também é difundor os preceitos espíritas dessa forma e, o faço através de minhas palestras musicadas.
    Portanto, o que seria preciso para unir essa vibração à reflexão e emoção de minha tarefa?
    Por gentileza, alguém me retorne pelo e-mail w.caccia@uol.com.br com uma oportunidade para que eu leve até vocês momentos de reflexão em didática e música.
    Abraço,

    Wanyr Caccia

    ResponderExcluir